RIBBON POISON

RIBBON POISON

Search me

Steampunk


O estilo surgiu primeiro em literaturas publicadas entre 1960 e 1970. Por volta de 1980 o estilo foi reconhecido primeiramente como um subgênero de Cyberpunk e muitos ainda o considera assim.

Steampunk conquistou as telas e logo mais foram criados diversos jogos que conquistaram muitas pessoas por ser uma fascinante mistura do presente com o passado em uma espécie de reinvenção.  Para os adeptos do estilo é encantador imaginar inventos modernos com toques da tecnologia e forma de industrialização mais populares no passado.

O grande diferencial nesse estilo é justamente a tecnologia: nas histórias do steampunk, a tecnologia a vapor (steam, em inglês) não foi rapidamente superada, desenvolvendo-se mais do que todas as outras e sendo o grande invento do homem, enquanto a eletricidade fica em segundo plano. Junte isso com um excesso de aparelhos mecanizados e está criado o cenário para essas aventuras.
Com essas mudanças no curso da humanidade, tudo é afetado. Cientistas e engenheiros criam diversas bugigangas de uso militar ou civil, enquanto a arquitetura das cidades abusa de engrenagens e estruturas metálicas.
Fonte: Tecmundo

Cabelo

O estilo é inspirado na era Vitoriana onde não existia formas de tintura para o cabelo mas isso não significa que você não possar pintar o cabelo de qualquer outra cor. O vermelho-alaranjado é bastante comum por fazer referência a um tom de ruivo mais natural mas também é possível achar modelos steampunk com cabelos vermelho-fogo, azul e cores tão deslumbrantes como essas. Quanto ao estilo em penteados é mais comum ver uma steampunk feminina com longos cachos volumosos mas outros penteados como tranças extravagantes também ficam muito bem no estilo.


Roupas

A cor predominante no estilo é marrom, vinho, café com leite, areia, bege, pinhão e um tom mais claro de verde musgo.

Homens: Casaca, fraques, coletes, espartilho, camisa, calça, luvas, jabots/lace jabots, polaina, gola inglesa alta e botas.
Mulheres: Espartilhos, jabots, saias com/sem anágua, vestidos marcados abaixo dos seios, decotes retos e baixos, cintura bem marcada e botas geralmente até o joelho. Também é possível ver mulheres de calça.

Isso falando em geral, claro. Pois as roupas steampunk são inspiradas na era Georgiana/Período Regência (1714 – 1837) e Era Vitoriana (1837 – 1901). Mas também há como tomar a ideia modernidade a vapor e misturar com outras modas do passado. Uma mais conhecida é de um autor brasileiro que cita steampunk em estilo faroeste.


Maquiagem

A maquiagem steampunk pode ir do natural ao sexy. Fica visualmente mais atraente uma maquiagem que desenhe bem os traços do rosto. Batons em tons escuros como vermelho e vinho são super aceitos.


Acessórios

Cartola, broches, pins, goggles, relógios de bolso, coldres, objetos modernos modificados para parecerem que são movidos a vapor como braços mecânicos, armas, asas de metal e etc. Todos com uma aparência envelhecida em tons ouro velho. É comum que os acessórios possuam diversas engrenagens e botões para dar uma aparência de que foi feio à mão. Também é comum ver steampunks com bússolas, binóculos e outras diversas ferramentas.


Unhas

É bem mais comum meninas steampunk com unhas naturais ou com um esmalte cremoso de tom escuro como preto, vinho ou marrom mas nada lhe impede de personalizar com adesivos ou engrenagens feitas de massa acrílica.


Mochilas

Maletas, bolsas feitas de couro ou pano grosso, pochetes-coldres, mochilas que mais parecem uma máquina e variados.


Tatuagens 

Asas, corações e braços mecânicos são as tatuagens mais comuns em referência ao stempunk. Desenhos com engrenagens e qualquer referência à tecnologia de vapor será sempre bem visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário